Do Clássico ao Futurista: Colares para Todos os Gostos

Colares são acessórios centrais nas composições estéticas. Juntamente com braceletes e brincos, os colares são peças essenciais no porta-jóias de mulheres de todas as idades.

Há diversos tipos de colares para as mais variadas ocasiões – passamos em revista alguns deles, que conquistaram espaço em porta-jóias do mundo inteiro.

Colares de pérolas

Pense na Rainha da Inglaterra e o colar de pérolas aparecerá na sua mente como parte dos trajes da senhora real. Da Rainha à escritora Agatha Christie, passando pela queridinha de Hollywood Audrey Hepburn, o colar de pérolas é peça chave para compor um belo visual. É uma peça básica, que combina tanto com vestidos negros elegantes como com trajes longos e coloridos.

Uma noite de gala da entrega dos Óscares é um espetáculo em que dezenas de colares de pérolas são utilizados no tapete vermelho. É a peça essencial para um visual elegante.

Colares com pingentes de signos

Colares com símbolos do zodíaco são opções populares e divertidas. Estes adereços podem tanto ser mais simples como assumir formas delicadas e requintadas, como o modelo ostentado pela duquesa Meghan Markle.

Estas peças podem estar ligadas a outras jóias de cunho esotérico, como cristais de âmbar e com ornamentos em pedra.

Chokers

Os chokers, ficaram populares nos anos de 1990. Ícones de adolescentes pelo mundo inteiro usavam peças desse género. O contraste de metal com couro assemelha a peça a uma coleira, o que lhe confere um tom agressivo e sexual.

Desde 2016 a peça vem sido revisitada, graças à influência das irmãs Kardashian.

Colares digitais

Rastreadores de marcas como Fitbit encontram diversas formas. A engenharia eletrónica alcançou o estado em que é possível reduzir circuitos complexos a tamanhos diminutos e fazê-los comunicar com telemóveis e outros computadores.

Assim, novas opções de joalheria em ouro e outros metais também ganham potencial funcional bastante útil em atividades físicas e outros tipos de interação. O futuro da moda é interativo.